ONG: Espionagem ou Lavagem de dinheiro público
MPF denuncia esposa de deputado por lavagem de dinheiro através de ONG
O Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo denunciou nesta terça-feira (02) a esposa do deputado federal Paulo Pereira da Silva (o Paulinho da Força Sindical), Elza Pereira, por lavagem de dinheiro, através de aditamento de denúncia relativa aos crimes apurados na Operação Santa Tereza, da Polícia Federal. Para o MPF, Elza Pereira permitiu a utilização da conta-corrente da ONG Meu Guri, organização não governamental que ela preside, para ocultar uma parcela dos valores desviados de contratos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) firmados com a prefeitura de Praia Grande e com as Lojas Marisa.
"Optei pelo aditamento porque o momento era oportuno para tanto", disse a procuradora em entrevista coletiva à imprensa, ressaltando não ter visto ainda a necessidade de um pedido de prisão.
De acordo com o MPF, a ONG Meu Guri é suspeita de ter recebido um cheque de R$ 37,5 mil de João Pedro de Moura, de recursos que a Polícia Federal acredita terem sido desviados do BNDES. Moura é um dos treze indiciados pela Justiça Federal na Operação Santa Tereza.
Bio espionagem no brasil: o outro lado das ongs
A atual pauta sobre a quebra de patentes na indústria farmacêutica no Brasil, tem por trás uma história mais sombria, a espionagem ou bio-espionagem patrocinada pela própria indústria e como ator principal as chamadas Organizações Não Governamentais (ONG’s), que para muitos, inclusive Polícia Federal e Agência Brasileira de Inteligência são conhecidas como ONG’s do Pau Oco, uma alusão ao Santo do Pau Oco que era utilizado na época da colônia para carregar ouro roubado para Portugal.
Um recente estudo de uma organização americana, a Essential Action, mostra que algumas ONG’s que lutam pela quebra de patente são financiadas por indústrias farmacêuticas, sem contar que todas têm ligação direta aos interesses financeiros do que atender a uma população desprovida de assistência governamental.
A Amazônia, conforme relatório da própria ABIN está infestada de organizações “do pau oco” que tem como objetivos suporte aos indígenas, catequização, suporte espiritual aos povos desprovidos de bens ou outras coisas, e na verdade são organizações montadas por indústrias ou governos estrangeiros com o intuito de obter informações e controle de territórios na Amazônia. As informações coletadas por estas ONG’s na verdade são conhecimentos da bio diversidade da Amazônia, e alimentam centros de pesquisas na França, Alemanha, China e Estados Unidos. O próprio Exército Brasileiro enfrenta uma série de problemas de movimentação de tropas na Amazônia, pois muitas áreas são controladas por ONG’s e não dão acesso.
O mais engraçado é o conhecimento nativo na bio diversidade amazônica estar ameaçado por estas ONG’s que levam o segredo indígena a um custo irrisório, e quando o produto volta para o Brasil, nós brasileiros pagamos um preço altíssimo pelas patentes, os chamados royalties da indústria farmacêutica, sem contar outros tipos de produtos, como por exemplo, no Japão, que quiseram patentear o guaraná, que existe na Amazônia, mas não existe em nenhuma parte do Japão.
Não é de hoje que somos invadidos por extrangeiros sem qualquer fiscalização das nossas autoridades e feitos de bobos com projetos falsos que utilizam nosso dinheiro para bens próprios. Há de se convir que nós, profissionais da áera de inteligência, sabemos de tudo isso, porque nos ensinam na escola de formação de inteligência; porém como sempre, avisamos as autoridades que decidem o que está acontecendo e eles nada fazem para parar isso. São fracos, covardes ou simplesmente oportunistas? só sei que tudo o que está acontecendo em nosso país em relação à espionagem e etc... vem acontecendo a muito tempo e todos os nossos governantes são cientes disso, mas não o querem parar. Os EUA e o Canadá são os principais países que se infiltram aqui por meio de ONGs, seguiidos de perto pelo Japão, afim de obterem informações sobre saúde, comércio industrial, tecnologia militar, entre outros. Participei de uma missão no interior no país onde localizamos uma OGN abandonada no meio da floresta, apenas uma placa com seu nome. Nada é o que parece, sabemos disso, mas não os detemos. Até quando?