Brasil da corrupção ou país sem coração
Depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) validou os embargos infringentes, recurso que leva a um novo julgamento em alguns crimes no processo do mensalão para 12 réus, a expectativa gira em torno de quando o plenário da Corte voltará a julgar o tema e sobre quando todos os condenados deverão ser presos. Dos 37 julgados pelo Supremo no ano passado pelo esquema que, segundo o tribunal, consistiu na compra de votos de parlamentares em benefício do governo Lula, 25 foram condenados e 12 absolvidos. Entre os condenados, 22 tiveram mantidas as penas de prisão após a análise dos primeiros recursos, os embargos de declaração (para contestar omissões, contradições e obscuridades no julgamento). Três tiveram punições convertidas em penas alternativas e não irão para a prisão. Dos 22, 12 terão novo julgamento nos crimes de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro e, entre eles, dois ainda podem tentar a conversão das punições porque as penas ficaram abaixo de quatro anos na análise dos embargos de declaração. O Supremo deverá decidir se os 12 que têm direito a infringentes poderão aguardar o julgamento do recurso em liberdade ou já deverão cumprir as penas dos crimes nos quais não tiveram ao menos quatro votos a favor.
"O Suprememo profundeamente divido, acabou optando por um novo julgamento de 12 mensaleiros, o que pode afastar deles o fantasma da prisão. Como os ministros se dividiram numa interpretação de importância gular, fica evidenciada mais uma vez a obscuridade da legislação brasileira, cheia de curvas, meandros recursos quase sempre apontando para a impunidade. Isso é grave porque acaba desabando sobre a imagem da justiça, um dos pilares do regime democrático. Depois de tudo que se viu e ouviu, depois dos julgamentos, a possibilidade da redução de pena para mensaleiros, livrando-os da cadeia, é de difícil compreenção para grande parte da população que certamente vai reagir de maneira negativa; a impudinade é o câncer do Brasil".
comenta Boris Casoy
Fiz questão de colocar esse comentário, por ele abordar tudo o que realmente sentimos em relação as maracutaias que se fazem para absolver criminosos e manchar ainda mais a imagem da justiça em nosso país. Se levarmos em conta tudo o que foi feito e que estão fazendo para livrar esses criminosos da cadeia, vemos que infelizmente esse governo, que ai está, é perigoso. Pessoas que comentiam crimes em favor de ideologias próprias, hoje mandam e desmanda nesse país; Suas ações criminosas e terroristas até hoje nos causa mau; suas idéias de um falso país sem desigualdade social nos mostra o que são capazes de fazer para atingirem seus objetivos.
Não tenho partido, tenho lado, e esse lado é a verdade, a honestidade, a justiça e o povo; enquanto eles estiverem no poder nós profissionais de inteligência continuaremos de mãos atadas; porque nós sabiamos que tudo isso iria acontecer, por temos seus históricos bem guardados, mas infelizmente o nosso povo não. No momento estamos em silêncio aguardando o momento oportuno para um dia podemos ajudar muito mais o nosso país a crescer e ser forte.